Solicitação de Informações Gerais
Para esclarecimento de dúvidas sobre os serviços do IPE Prev, disponibilizamos o formulário abaixo.
Mas antes de enviá-lo, certifique-se que sua dúvida não esteja contemplada nas informações das Cartas de Serviços, links a seguir, onde constam a descrição do serviço, forma de solicitação, documentos necessários e forma de contato.
SERVIÇOS E INFORMAÇÕES
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO
=> Serviço Digital:
FOLHA DE PAGAMENTO
- Alteração de dados bancários de pensionista
- Solicitação de reprogramação de valores da pensão por morte
- Solicitação de revisão de valores de pensão por morte
- Solicitação de desistência de cota pensão
- Solicitação de reversão de cota pensão
- Solicitação de RAPI 105
=> Serviços Digitais:
RECADASTRAMENTO ANUAL DE PENSIONISTA (prova de vida)
- ATENÇÃO: Exclusivamente para o exercício de 2022, com a finalidade de manutenção da percepção do benefício pensão por morte, o recadastramento anual (prova de vida) dos pensionistas IPE Prev iniciou-se em 1º de julho de 2022 para os pensionistas aniversariantes do mês de agosto, respeitado o período de recadastramento conforme o mês de aniversário.
Clique aqui e confira as informações sobre o recadastramento anual de pensionista.
RENOVAÇÃO DE PENSIONISTA ESTUDANTE
RESTABELECIMENTO DE PENSÃO POR MORTE
ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE
Clique no serviço desejado e confira as orientações:
- Solicitação de concessão de pensão de morte - óbitos até 05/04/2018
- Solicitação de concessão de pensão de morte - óbitos a partir de 06/04/2018
PRORROGAÇÃO AUTOMÁTICA DO IPE SAÚDE PARA REQUERENTES DE PENSÃO
Conforme art. 2º da Instrução Normativa nº 04/2020, está automaticamente prorrogada a utilização do plano de assistência à saúde (IPE Saúde) aos requerentes do benefício pensão por morte cujo processo esteja em análise.
- ATENÇÃO: Não há necessidade de comparecimento ao IPE Prev, envio ou entrega de documentação ou realização de contato por e-mail ou telefone para solicitar a prorrogação.
ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO DE APOSENTADORIA
- Por e-mail: atendimento-aposentadoria@ipe.rs.gov.br
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDOR LICENCIADO
- Comunicado de afastamento de servidor licenciado
- Comunicado de renovação de afastamento de servidor licenciado
- Comunicado de retorno de servidor licenciado ao exercício funcional
- Comunicado de pagamento em duplicidade de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Solicitação de parcelamento de contribuição previdenciária em atraso de servidor licenciado
- Solicitação de declaração de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Solicitações em geral do servidor licenciado
- Consulta ao boleto de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Consulta ao comprovante de contribuição previdenciária para imposto de renda de servidor licenciado
- Atualização de dados cadastrais de servidor licenciado
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDOR CEDIDO OU EM MANDATO ELETIVO
- Comunicado de afastamento de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Comunicado de renovação de afastamento de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Comunicado de retorno de servidor cedido ou mandato eletivo ao exercício funcional
- Comunicado de pagamento em duplicidade de contribuição previdenciária de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Solicitação de declaração de contribuição previdenciária de servidor cedido ou em mandato eletivo
=> Serviços digitais:
CERTIDÕES
=> Serviço Digital:
PROCESSO ADMINISTRATIVO
-
=> Serviços Digitais:
PECÚLIO
- Solicitação de resgate do pecúlio
- Solicitação de alteração de beneficiário de pecúlio
- Solicitação de cancelamento de pecúlio
=> Serviços Digitais:
CARTEIRA HABITACIONAL
CONCESSÃO REMUNERADA
=> Serviço Digital:
RPVs / PRECATÓRIOS
=> Serviço Digital:
COBRANÇA
- Por e-mail: receitaprev@ipe.rs.gov.br
CARTA FIANÇA ALUGUEL
- Por e-mail: fianca@ipe.rs.gov.br
PROTOCOLO JURÍDICO
OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO
- Pedimos a gentileza de SOMENTE encaminhar seu formulário se a informação solicitada não for encontrada nos links acima.
- Assuntos ligados ao plano de saúde devem ser tratados diretamente com o IPE Saúde. Verifique neste link como ser atendido nestes casos.
- Todas as solicitações serão respondidas pela nossa equipe de atendimento, conforme a demanda, não havendo necessidade de reenvio do formulário. Por favor, aguarde.
- O retorno será encaminhado para o e-mail cadastrado no formulário.
- Se você está enviando o formulário em nome de um beneficiário, não esqueça de informar NOME e CPF dele para que possamos localizá-lo em nosso sistema.
- Revise os dados informados antes do envio. Utilize LETRAS MAIÚSCULAS e sem caracteres especiais (acento, cedilha, etc.).
Por favor, aguarde até que o procedimento seja concluído.