Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Solicitação de reversão de cota pensão

O que é?

Esta solicitação se aplica ao pensionista habilitado que deseja solicitar o cancelamento da reserva de cota de um pensionista não habilitado, do mesmo grupo familiar, o qual não poderá requerer o benefício pensão por morte, pela perda da condição de requerente de pensão. Obrigatório informar o motivo e apresentar os documentos que justifiquem a solicitação.

Essa perda da condição de requerente poderá ser, por exemplo, pelos seguintes motivos:

  • Indeferimento de processo de habilitação de pensão
  • Óbito
  • Matrimônio
  • Separação, divórcio ou dissolução de união estável

Após o cancelamento da cota pensão, ocorrerá a reversão da cota para os demais pensionistas do grupo familiar, incluindo para os pensionistas não habilitados com reserva de cota.

Essa solicitação não se aplica para solicitar a reversão de cota em virtude do óbito de pensionista, pois ela se dará automaticamente após o registro do óbito no sistema. Clique aqui e acesse as informações de como proceder para comunicar o óbito de pensionista.

Forma de Solicitação

Por e-mail:
Enviar os documentos necessários (digitalizados, em formato PDF, tamanho máximo de 10MB por e-mail) para o e-mail atendimento-pensao@ipe.rs.gov.br, informando no assunto do e-mail "Solicitação de reversão de cota pensão".

Documentos Necessários

Caso a solicitação seja realizada por representante legal, deverá ser entregue também a seguinte documentação:

  • Procuração pública ou particular (original ou cópia autenticada) com firma reconhecida em cartório por autenticidade com poderes específicos para representação junto ao IPE Prev
  • RG e do CPF do representante legal

IPE Prev