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Recadastramento de pensionista - APP Servidor RS

ATENÇÃO: Serviço em fase de testes!

É o recadastramento (prova de vida) do pensionista IPE Prev por meio de reconhecimento facial via APP Servidor RS, ou seja, de forma totalmente digital, dispensando a necessidade de prova de vida presencial ou envio de documentos.

Importante:

A prova de vida segue suspensa, sem prejuízo do pagamento dos benefícios, até 31 de maiode 2022, conforme Instrução Normativa IPE Prev nº 03/2022. Por isso, o recadastramento pelo APP Servidor RS, durante os meses de janeiro a maio de 2022, é oferecido aos pensionistas de maneira opcional, pois está em fase de testes. Experimente e contribua para desenvolvimento dessa nova funcionalidade!

Pensionista do IPE Prev, com benefício ativo, em qualquer grau de dependência, exceto para os seguintes graus:

  • filho menor e equiparados (enteado, menor sob guarda e tutelado), os quais estão dispensados da prova de vida, atualmente.
  • filho solteiro estudante e equiparados, os quais devem comprovar semestralmente seu estado civil e condição estudantil.
  • Possuir conta no gov.br

A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Para maiores informações, clique aqui e acesse.

 A conta gov.br é a forma de identificação digital utilizada para todos os serviços digitais do estado do RS. Você a utilizará para acesso do APP Servidor RS e a todos os demais serviços digitais do estado do RS.

Se você ainda não possui sua conta, é fácil e simples criá-la. Você precisará apenas de um endereço de e-mail ativo e seu CPF. Clique aqui para cria-la.

 

  • Ter acesso a celular ou tablet com sistema operacional Android 9.0 ou superior

O aparelho não precisa ser necessariamente do pensionista, podendo ser usado o aparelho de qualquer pessoa.

Atualmente, o serviço do recadastramento não está disponível para o sistema operacional IOS da Apple. Mas muito em breve estará à disposição. Aguarde.

 

  • Ter carteira de identidade emitida após 2006 ou ter carteira de motorista atualizada, ambos os documentos emitidos pelo Estado do RS

Se estiver na dúvida se sua carteira de identidade está válida para realizar o reconhecimento facial, é possível conferir se suas imagens (fotos/digitais) estão atualizadas no banco de dados do Instituto Geral de Perícias (IGP/RS). Acesse o site do Instituto Geral de Perícias (IGP RS). Clique aqui.

Se for necessário atualizar sua carteira de identidade, clique aqui e acesse as informações necessárias. 

O recadastramento (prova de vida) deve ser realizado pelo próprio pensionista pelo APP Servidor RS, por meio da biometria facial. Confira a seguir o passo a passo:

1. Se ainda não possui o APP Servidor RS instalado em seu celular, baixe-o pela Google Play Store (loja de aplicativos oficial do Google).

 

2. Acesse o APP Servidor RS e clique em “entrar”.

 

3. Realize o login utilizando a conta gov.br

  • Se o pensionista possuir mais de um vínculo com o Estado do RS (servidor ativo, servidor inativo e/ou pensionista), confira qual perfil está sendo apresentado na tela, pois o serviço recadastramento apenas estará disponível no perfil de pensionista.
  • Se não estiver aparecendo o serviço de recadastramento, será preciso alternar para o perfil de pensionista. Clique no canto superior esquerdo da tela do aplicativo, depois no botão logo abaixo do campo “vínculo” e selecione o perfil de pensionista.

 

4. Clique no botão “Recadastramento de pensionista”.

 

5. Leia com atenção as orientações da tela e clique em “Começar”.

 

6. Leia o termo e condições de uso, assinale a opção “Concordo com os termos e condições” e clique em “Começar”.

 

7. Confira seus dados de contato (e-mail e telefones) e os atualize clicando em “atualizar cadastro”.

  • Se ainda não possuir e-mail e telefone celular cadastrados, obrigatoriamente inclua esses dados. Esses são canais utilizados pelo IPE Prev para se comunicar com os pensionistas.
  • Caso não possua e-mail ou telefone próprios, o pensionista deverá incluir os dados de um terceiro, através dos quais o IPE Prev possa se comunicar com o pensionista.
  • Se os dados estiverem corretos, clique em “Dados estão corretos”.

 

8. Será solicitada permissão para que o aplicativo tire fotos e grave vídeos. Clique em “Permitir” para avançar.

 

9. Leia com atenção as dicas para validação facial e clique em ”Entendido”.

 

10. Realize a validação facial, seguindo as orientações do aplicativo.

 

11. O aplicativo solicitará uma série de ações como: vire para a esquerda, vire para a direita, sorria, etc. Preste atenção às orientações até o final do procedimento.

 

12. Ao ser apresentada sua foto na tela, clique em “salvar foto”.

 

13. Aguarde o aplicativo realizar o reconhecimento facial.

 

14. Se o pensionista for reconhecido facialmente, o aplicativo apresentará a mensagem “recadastramento feito com sucesso”. Isso significa que está tudo certo com o recadastramento do pensionista e que deverá realizar a próxima prova de vida no período informado na tela, ou seja, no próximo ano.

  • Caso não seja possível fazer sua validação facial, o aplicativo apresentará essa mensagem, dando a opção de tentar novamente. É permitido realizar 3 tentativas sucessivas. Se ainda assim não for possível fazer o reconhecimento, o aplicativo indicará que o pensionista tente novamente mais tarde.
  • Confira se você está atendendo aos pré-requisitos necessários para fazer o recadastramento por reconhecimento facial pelo APP Servidor RS e tente novamente. Caso ainda assim não consiga concluir o recadastramento, entre em contato com o IPE Prev para obter ajuda.

 

15. Após concluir o recadastramento, e a qualquer momento também, o pensionista poderá consultar seu comprovante de recadastramento, clicando na opção “Comprovantes” na tela inicial do serviço do Recadastramento.

O recadastramento (prova de vida) deve ser realizado a partir do 1º dia do mês anterior ao mês de aniversário do pensionista até o último dia do mês posterior ao aniversário. Confira a tabela seguinte para entender:

MÊS DE ANIVERSÁRIO

PERÍODO ANUAL DO RECADASTRAMENTO

Janeiro

1º /12 a 28/02

Fevereiro

1º/01 a 31/03

Março

1º/02 a 30/04

Abril

1º/03 a 31/05

Maio

1º/04 a 30/06

Junho

1º/05 a 31/07

Julho

1º/06 a 31/08

Agosto

1º/07 a 30/09

Setembro

1º/08 a 31/10

Outubro

1º/09 a 30/11

Novembro

1º/10 a 31/12

Dezembro

1º/11 a 31/01

Importante: É permitido realizar o recadastramento somente no período acima mencionado. Portanto, se o pensionista acessar o serviço fora do seu período, não poderá realizar a prova de vida. Fique atento!

  • Dúvidas conta gov.br

A conta gov.br é administrada pelo Governo Federal e todas as dúvidas ou maiores esclarecimentos sobre cadastro, senha e acesso pela conta gov.br, devem ser tratadas diretamente pelo seguinte site: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/

  • Dúvidas recadastramento (prova de vida)

Antes de realizar contato com o IPE Prev, certifique-se de que executou todos os passos apresentados acima, bem como que atende a todos os pré-requisitos do serviço.

Ainda, se ocorrer algum erro, clique na opção “sair” no aplicativo e feche-o. Abra novamente, realize o login na conta gov.br do pensionista (ou seja, com o CPF do pensionista) e acesse novamente o serviço.

Se mesmo assim precisar de auxílio ou for necessário notificar algum erro no aplicativo, encaminhe e-mail para recadastramento-app@ipe.rs.gov.br, informando nome e CPF do pensionista, e-mail, telefone, sua dúvida (ou relato detalhado do problema apresentado e “print” da tela do aplicativo). Lembre-se: quanto mais detalhes nos informar, mais fácil será para que possamos lhe ajudar rapidamente.

IPE Prev