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Recadastramento de pensionista - APP Servidor RS

É o recadastramento (prova de vida) do pensionista IPE Prev por meio de reconhecimento facial via APP Servidor RS, ou seja, de forma totalmente digital, dispensando a necessidade de prova de vida presencial ou envio de documentos.

Pensionista do IPE Prev, com benefício ativo, em qualquer grau de dependência, exceto para os seguintes graus:

  • filho menor e equiparados (enteado, menor sob guarda e tutelado), os quais estão dispensados;
  • filho solteiro estudante e equiparados, os quais devem comprovar semestralmente seu estado civil e condição estudantil.
  • Possuir conta no gov.br

A conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. Para maiores informações, clique aqui e acesse.

 A conta gov.br é a forma de identificação digital utilizada para todos os serviços digitais do estado do RS. Você a utilizará para acesso do APP Servidor RS e a todos os demais serviços digitais do estado do RS.

Se você ainda não possui sua conta, é fácil e simples criá-la. Você precisará apenas de um endereço de e-mail ativo e seu CPF. Clique aqui para cria-la.

 

  • Ter acesso a celular ou tablet com sistema operacional Android 9.0 (ou superior) ou iOS  13 (ou superior)

O aparelho não precisa ser necessariamente do pensionista, podendo ser usado o aparelho de qualquer pessoa.

 

  • Ter carteira de identidade emitida após 2006, em que conste o CPF, ou ter carteira de motorista atualizada, ambos os documentos emitidos pelo Estado do RS

Se estiver na dúvida se sua carteira de identidade está válida para realizar o reconhecimento facial, é possível conferir se suas imagens (fotos/digitais) estão atualizadas no banco de dados do Instituto Geral de Perícias (IGP/RS). Acesse o site do Instituto Geral de Perícias (IGP RS). Clique aqui.

Se for necessário atualizar sua carteira de identidade, clique aqui e acesse as informações necessárias. 

O recadastramento (prova de vida) deve ser realizado pelo próprio pensionista pelo APP Servidor RS, por meio da biometria facial. Confira a seguir o passo a passo:

1. Se ainda não possui o APP Servidor RS instalado em seu celular, baixe-o pela Google Play Store (loja de aplicativos oficial do Google) ou pela AppStore

  • Ao acessar a loja de aplicativos de seu celular, procure por “Servidor RS” e instale o app.

 

2. Acesse o APP Servidor RS e clique em “entrar”.

 

3. Realize o login utilizando a conta gov.br

  • Se o pensionista possuir mais de um vínculo com o Estado do RS (servidor ativo, servidor inativo e/ou pensionista), confira qual perfil está sendo apresentado na tela, pois o serviço recadastramento apenas estará disponível no perfil de pensionista.
  • Se não estiver aparecendo o serviço de recadastramento, será preciso alternar para o perfil de pensionista. Clique no canto superior esquerdo da tela do aplicativo, depois no botão logo abaixo do campo “vínculo” e selecione o perfil de pensionista.

 

4. Clique no botão “Recadastramento de pensionista”.

 

5. Leia com atenção as orientações da tela e clique em “Começar”.

 

6. Leia o termo e condições de uso, assinale a opção “Concordo com os termos e condições” e clique em “Começar”.

 

7. O sistema informará a necessidade de atualizar os dados de contato para continuar o recadastramento. Clique em "Entendi". Após, confira seus dados de contato (e-mail e telefones), atualize-os e depois clique em “salvar”.

  • Se ainda não possuir e-mail e telefone celular cadastrados, obrigatoriamente inclua esses dados. Esses são canais utilizados pelo IPE Prev para se comunicar com os pensionistas.
  • Caso não possua e-mail ou telefone próprios, o pensionista deverá incluir os dados de um terceiro, através dos quais o IPE Prev possa se comunicar com o pensionista.
  • Se os dados estiverem corretos, clique em “Salvar”.

 

8. Será solicitada permissão para que o aplicativo tire fotos e grave vídeos. Clique em “Permitir” para avançar.

 

9. Leia com atenção as dicas para validação facial e clique em ”Entendido”.

 

10. Realize a validação facial, seguindo as orientações do aplicativo.

 

11. O aplicativo solicitará uma série de ações como: vire para a esquerda, vire para a direita, sorria, etc. Preste atenção às orientações até o final do procedimento.

 

12. Ao ser apresentada sua foto na tela, clique em “salvar foto”.

 

13. Aguarde o aplicativo realizar o reconhecimento facial.

 

14. Se o pensionista for reconhecido facialmente, o aplicativo apresentará a mensagem “recadastramento feito com sucesso”. Isso significa que está tudo certo com o recadastramento do pensionista e que deverá realizar a próxima prova de vida no período informado na tela, ou seja, no próximo ano.

  • Caso não seja possível fazer sua validação facial, o aplicativo apresentará essa mensagem, dando a opção de tentar novamente. É permitido realizar 3 tentativas sucessivas. Se ainda assim não for possível fazer o reconhecimento, o aplicativo indicará que o pensionista tente novamente mais tarde.
  • Confira se você está atendendo aos pré-requisitos necessários para fazer o recadastramento por reconhecimento facial pelo APP Servidor RS e tente novamente. Caso ainda assim não consiga concluir o recadastramento, entre em contato com o IPE Prev para obter ajuda.

 

15. Após concluir o recadastramento, e a qualquer momento também, o pensionista poderá consultar seu comprovante de recadastramento, clicando na opção “Comprovantes” na tela inicial do serviço do Recadastramento.

O prazo para realizar o recadastramento do pensionista mudou!

A partir de 2022, o recadastramento (prova de vida) deve ser realizado a partir do 1º dia do mês anterior ao mês de aniversário do pensionista até o último dia do mês posterior ao aniversário. Ou seja, o pensionista poderá realizar a prova de vida durante 3 meses: mês anterior ao aniversário, mês do aniversário e mês posterior ao aniversário.

=> ATENÇÃO: o retorno da obrigatoriedade da prova de vida em 2022 é para os aniversariantes de agosto e meses subsequentes, a partir de 1º de julho.

Confira a tabela seguinte para entender:

   MÊS DE ANIVERSÁRIO   

   PERÍODO ANUAL DO RECADASTRAMENTO   

Janeiro

1º /12 a 28/02

Fevereiro

1º/01 a 31/03

Março

1º/02 a 30/04

Abril

1º/03 a 31/05

Maio

1º/04 a 30/06

Junho

1º/05 a 31/07

Julho

1º/06 a 31/08

Agosto

1º/07 a 30/09

Setembro

1º/08 a 31/10

Outubro

1º/09 a 30/11

Novembro

1º/10 a 31/12

Dezembro

1º/11 a 31/01

Importante: 

  • Não é possível fazer a prova de vida antes de seu período. Fique atento!
  • Os pensionistas que tiveram o recadastramento suspenso entre março/2020 e julho/2022 estão dispensados da prova de vida relativa a esse período.
  • Dúvidas conta gov.br

A conta gov.br é administrada pelo Governo Federal e todas as dúvidas ou maiores esclarecimentos sobre cadastro, senha e acesso pela conta gov.br, devem ser tratadas diretamente pelo seguinte site: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/

  • Dúvidas recadastramento (prova de vida)

Antes de realizar contato com o IPE Prev, certifique-se de que executou todos os passos apresentados acima, bem como que atende a todos os pré-requisitos do serviço.

Ainda, se ocorrer algum erro, clique na opção “sair” no aplicativo e feche-o. Abra novamente, realize o login na conta gov.br do pensionista (ou seja, com o CPF do pensionista) e acesse novamente o serviço.

Se mesmo assim precisar de auxílio ou for necessário notificar algum erro no aplicativo, encaminhe e-mail para atendimento-recadastramento@ipe.rs.gov.br, informando nome e CPF do pensionista, e-mail, telefone, sua dúvida (ou relato detalhado do problema apresentado e “print” da tela do aplicativo). Lembre-se: quanto mais detalhes nos informar, mais fácil será para que possamos lhe ajudar rapidamente.

IPE Prev