Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Perguntas Frequentes - Recadastramento APP Servidor RS

Você precisa ter acesso a um celular ou tablet com sistema Android 9.0 (ou superior) ou iOS 13 (ou superior).

O aplicativo requer espaço de 15MB.

 

O serviço do recadastramento de pensionista por reconhecimento facial está disponível exclusivamente no aplicativo Servidor RS. Por isso, o pensionista que desejar realizar sua prova de vida por reconhecimento facial deverá baixar o aplicativo.

 

Sim, você pode instalar e desinstalar o aplicativo a qualquer momento. O seu recadastramento, desde que tenha sido realizado com sucesso, não sofrerá interferência se o aplicativo for desinstalado.

Sim, é possível. Basta, para isso, que você faça o login no aplicativo Servidor RS. Lembre-se de, depois de finalizado o cadastramento, fazer logoff do aplicativo. 

Sim, e isso não trará prejuízo algum para você. Se você já possuir o aplicativo instalado em seu telefone ou tablet e perfil logado no aplicativo, precisará fazer logoff.

A outra pessoa fará o login no aplicativo, escolherá a opção “recadastramento de pensionista”, seguirá as instruções constantes do aplicativo, e, quando finalizada a operação, bastará que faça logoff do sistema. Este ficará disponível para seu uso, sem nenhum prejuízo.

Você também pode instalar e desinstalar o aplicativo Servidor RS e Gov.br para um terceiro realizar o recadastramento via biometria facial em seu telefone.  

O aplicativo permite realizar diversas tentativas de reconhecimento facial. Por isso, tente realizá-las observando as orientações constantes do próprio aplicativo, no que se refere à retirada de óculos (de grau e escuros), chapéus e outros objetos que podem interferir no seu reconhecimento facial; centralize adequadamente seu rosto e busque um local iluminado para fazer a captura de imagens.

Também aconselhamos a buscar recursos para que suas mãos fiquem estáveis, pois o movimento pode prejudicar a qualidade da captura.

Se ainda assim você não for reconhecido, certifique-se de que está atendendo aos pré-requisitos necessários para fazer o recadastramento por reconhecimento facial.

Se mesmo assim precisar de auxílio ou for necessário notificar algum erro no aplicativo, encaminhe e-mail para recadastramento-app@ipe.rs.gov.br, informando nome e CPF do pensionista, e-mail, telefone, sua dúvida (ou relato detalhado do problema apresentado e “print” da tela do aplicativo). Lembre-se: quanto mais detalhes nos informar, mais fácil será para que possamos lhe ajudar rapidamente.

Você poderá fazer sua comprovação de vida no conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar, ficando dispensado de comparecer presencialmente no IPE Prev e de apresentar documentos para continuar recebendo seu benefício previdenciário.

Não, o recadastramento via biometria facial é uma alternativa digital que visa facilitar a comprovação de vida anual dos pensionistas que, aderindo a esta tecnologia, não precisarão mais comparecer ao IPE Prev para fazê-lo.

A possibilidade de realizar o recadastramento via biometria facial está condicionado à aceitação dos termos e condições de uso. Sem isso, você não pode fazê-lo.

Sim, isto é fundamental para que se proceda à captura da sua imagem.

Não. O uso de aplicativo para recadastramento é destinado à prova de vida anual de pensionistas. Os pensionistas estudantes precisam comprovar semestralmente que mantém esta condição, com apresentação de prova documental listada em regulamento próprio. Portanto, este novo recurso não se destina aos pensionistas estudantes. 

O recadastramento deve ser realizado a partir do 1º dia do mês anterior ao mês de aniversário do pensionista até o último dia do mês posterior ao aniversário. Antes do início do período (1º dia do mês anterior ao mês de aniversário) não será permitida a realização do recadastramento. A realização do recadastramento após o final do período é possível. Acesse https://ipeprev.rs.gov.br/perdeu-o-prazo-o-que-fazer para informações de como fazer.

IPE Prev