Renovação de pensionista estudante - Ensino Superior (por representante legal)

Antes de preencher o formulário, consulte as informações abaixo ou acesse a página da Renovação dos estudantes, onde constam as orientações detalhadas para o semestre (2024/1).

Para realizar sua solicitação de renovação semestral de pensionista estudante por representação legal para estudante de ensino superior, preencha o formulário abaixo e anexe os seguintes documentos:

Do requerente:

• Certidão de nascimento atualizada do requerente (expedida há menos de 30 dias da data do requerimento e digitalizada frente e verso, mesmo que o verso esteja em branco)
  • Documento oficial de identificação com foto que contenha CPF do requerente

• Comprovante de endereço em nome do requerente

• Comprovante de matrícula do semestre letivo (declaração emitida pelo estabelecimento de ensino, contendo o respectivo número de inscrição no CNPJ, a identificação do beneficiário como matriculado, curso, carga horária, semestre letivo e as matérias, cadeiras, disciplinas)

• Histórico escolar do semestre que comprove o aproveitamento letivo no curso matriculado.

Do representante legal:

• Documento oficial de identificação com foto que contenha CPF do representante

• Comprovante de endereço em nome do representante

• Procuração por instrumento público ou particular ou termo judicial de representação, no caso de Tutela, Guarda ou Curatela

• Prova de vida do pensionista (uma das opções abaixo, expedida há menos de 30 dias da data do requerimento):

• documento de identidade oficial com foto;
    • atestado de vida atualizado do requerente emitido e assinado eletronicamente pelo médico, desde que possa ter a sua autenticidade conferida pelo IPE Prev através do endereço eletrônico referido na documentação apresentada, ou com firma reconhecida do médico em Tabelionato;
    • declaração de vida realizada em tabelionato pelo requerente.

Se pensionista judicial:

• Cópia da sentença transitada em julgado ou certidão narratória do processo judicial.
  1. Login gov.br

O(a) pensionista deverá realizar login pela conta Gov.br para preencher o formulário.

1. Preenchimento do formulário

O formulário deverá ser preenchido com os dados pessoais, contato, endereço, escolaridade e estado civil do(a) pensionista.

1. Anexação de documentos

Após o preenchimento dos dados, o(a) pensionista deverá anexar todos os documentos exigidos pelo IPE Prev para comprovar sua condição de solteiro estudante.

Os documentos deverão ser digitalizados e nomeados individualmente, em formato PDF, sendo o tamanho máximo por anexo de 7MB.

1. Envio da solicitação

Após enviar o formulário, o(a) pensionista receberá um e-mail automático do sistema com o nº da sua solicitação e cópia das informações preenchidas no formulário.

Atenção: caso não localize o e-mail de confirmação, verifique sua pasta de spam do e-mail informado.

Siga essas orientações para anexar os documentos exigidos:

• os documentos originais deverão ser digitalizados no formato PDF, não sendo aceitos outros formatos de arquivo;
  • a digitalização deverá ser legível;
  • os documentos deverão ser digitalizados e nomeados individualmente, não sendo aceito um arquivo único com todos os documentos;
  • o nome do arquivo não deve conter caracteres especiais (acento, cedilha, etc.);
  • o tamanho máximo de cada anexo é de 7MB.

Solicitações recebidas entre 26/02/2024 e 26/03/2024:
Para os pensionistas estudantes que encaminharem a solicitação dentro do prazo (26 de fevereiro de 2024 a 26 de março de 2024), e estando a documentação de acordo com o exigido pelas normativas do IPE Prev, a renovação será efetivada no sistema até 31/03/2024.

Solicitações recebidas a partir de 27/03/2024:
Para os pensionistas estudantes que encaminharem a solicitação a partir de 27/03/2024, a renovação semestral aguardará a análise conforme ordem de chegada, podendo o plano de saúde e o pagamento do benefício serem suspensos a partir de 1º de abril de 2024.

Após análise, e estando a documentação de acordo com o exigido pelas normativas do IPE Prev, a renovação será efetivada no sistema e o plano de saúde e o pagamento serão normalizados, levando em consideração a data de fechamento da folha de pagamento do mês em questão.

Login GOV.BR - Realizar o login pelo CPF do representante legal

Dados pessoais do representante legal
Dados de contato do representante legal
Endereço do representante legal
Dados pessoais do pensionista

Consulte o número que consta no cartão IPE Saúde, se tiver

Dados de contato do pensionista
Endereço do pensionista
Dados do instituidor da pensão

Informe o nome completo do(a) servidor(a) falecido

Informe o CPF do(a) servidor(a) falecido

Grau de dependência
Escolaridade

Se você é estudante de instituição no exterior, usar o CNPJ 99999999999962

Informe o município da instituição de ensino

Informe o nome do curso. Ex: Administração de Empresas

Informe o período que está cursando. Ex: 1º semestre/2024. Se for de instituição federal, informar o semestre que está sendo cursado atualmente.

Informe qual semestre do curso está sendo cursado. Ex: 5º semestre

Estado civil

Expedida há menos de 30 dias da data da solicitação

A chave se encontra no final da sua certidão de estado civil, junto ao QRCode. Ex: 123456 12 2022 12345678 12