Ouvidoria do IPE recebe denúncias e esclarece dúvidas dos usuários
Publicação:

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) reestruturou o setor de ouvidoria possibilitando aos seus beneficiários um canal aberto e permanente de diálogo para sanar dúvidas ou encaminhar denúncias sobre os atendimentos. Os segurados têm a sua disposição o telefone 0800-517797 e o e-mail ouvidoria@ipe.rs.gov.br, além do atendimento presencial na sede do Instituto, na Avenida Borges de Medeiros, 1945, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.
A coordenadora da ouvidoria, Ana Carolina Fantuzzi, esclarece que os segurados, independentemente de quaisquer problemas, devem utilizar corretamente o cartão magnético, que é de uso pessoal e intransferível, e não divulgar seus dados e sua senha. A ouvidora ressalta outro aspecto importante de controle, através da verificação periódica do histórico de atendimento disponível no site www.ipe.rs.gov.br . “Acessando o site do IPE, entrando no ícone “Para o segurado” e mediante matrícula e senha o beneficiário poderá conferir se as contas médicas apresentadas ao Instituto foram realizadas efetivamente”, afirma a ouvidora.
A reestruturação da ouvidoria do IPE passou por um aumento no número de servidores e um novo sistema de distribuição interna das demandas, utilizando uma ferramenta da intranet que permite um melhor acesso e tramitação de dados. “Com esse modelo conseguimos agilizar as informações que serão repassadas aos segurados”, assegura Ana Carolina.
Segurado também é responsável pelo controle do plano de saúde
A diretoria de saúde informa que no último mês de agosto, o IPE Saúde realizou mais de 1,2 milhões de procedimentos: foram 314 mil consultas, 810 mil exames, 15 mil atendimentos ambulatoriais 11 mil hospitalares e 42 mil pronto atendimentos. Segundo o presidente do IPE, Valter Morigi, estes atendimentos representaram um investimento superior a R$ 100 milhões para os cerca de um milhão de segurados.
Diante da grandeza dos números, Morigi destaca a importância dos segurados na utilização correta do plano, com a observância de seus direitos e deveres. “O IPE tem aperfeiçoado seus sistemas de controle, mas o nosso segurado pode colaborar muito para isso, inclusive acionando a ouvidoria quando necessário”, finaliza Morigi.
Imprensa
Recentemente, o programa Teledomingo, da RBSTV apresentou reportagem que denuncia fraudes praticadas por profissionais credenciados. A diretoria do Instituto reforça que esta prática é ilegal e ocorre por parte de uma minoria dos profissionais credenciados.
Para ver a reportagem clique aqui.