Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

NOTA DO IPE PREV ACERCA DA OPERAÇÃO EFÊMERO

Publicação:

Operação Efêmero
Operação Efêmero

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul - IPE Prev teve conhecimento, na manhã de hoje, 11 de março, da Operação Efêmero, desencadeada pela Polícia Civil do Estado.

No âmbito da Operação Efêmero, descobriu-se a utilização indevida de dados de pensionistas vinculados ao RPPS/RS, dados que seriam utilizados na aplicação de golpes e outras fraudes. Informações preliminares indicam que um ex-servidor temporário do IPE Prev, desligado desde junho de 2023, teria irregularmente fornecido ou facilitado o acesso a informações reservadas ou protegidas.

O IPE Prev informa que possui políticas e procedimentos rigorosos para proteger as informações de nossos beneficiários. Desde 2019, está em vigor no IPE Prev a Política de Segurança da Informação - PSI, estabelecida pela Resolução nº 03/2019. Todos os nossos servidores, efetivos ou não, ao serem admitidos, são devidamente instruídos de suas responsabilidades, inclusive sobre a segurança da informação, e formalmente atestam observar a PSI. Além disso, o Código de Ética do IPE Prev, aprovado em 2021, dispõe acerca da responsabilidade na proteção de informações, bem como da segurança dos dados. Da mesma forma, a Lei nº 13.709/201, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, e o Decreto estadual nº 55.987/2021, que institui a Política de Proteção de Dados no Estado do RS, são abordados em capacitações periódicas ao corpo funcional.

O IPE Prev, que é vítima da má conduta, felizmente isolada, de um ex-servidor, seguirá realizando constante revisão interna de protocolos de segurança, e colabora plenamente com as autoridades da Polícia Civil na investigação em curso, almejando que incidentes como este não se repitam.

Aos nossos beneficiários, reafirmamos o compromisso de agir com transparência, ética e integridade em todas as nossas operações.

IPE Prev