Novos membros do Conselho Fiscal tomam posse no IPE Prev

Novos membros do Conselho Fiscal do IPE Prev tomaram posse na última quinta-feira (18)

Na tarde da última quinta-feira (18), na Sala de Sessões do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, foi efetivada a posse e a recondução dos novos membros do Conselho Fiscal do IPE Prev, nomeados pelo governador do Estado, Eduardo Leite, para o biênio 2023/2025, conforme ato publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 24 de abril de 2023.

A sessão foi presidida pelo presidente do Conselho Fiscal, Rodrigo de Castro Silveira, reconduzido ao cargo.

Compuseram a mesa o Diretor-Presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul - IPE Prev, José Guilherme Kliemann, o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, o Presidente do Conselho Fiscal Rodrigo de Castro Silveira e os demais conselheiros.

O Presidente do Conselho Fiscal, Rodrigo de Castro Silveira, abriu a solenidade, ressaltando a importância do Ato e agradecendo a presença de todos. Logo em seguida foi lido o Termo de Posse dos novos conselheiros, que foram chamados nominalmente pela secretária do Conselho, Eliana Alves Maboni, para a respectiva assinatura.

O presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, agradeceu aos membros do conselho pela constante colaboração e deu as boas-vindas aos novos integrantes, ressaltando a importância do Conselho Fiscal para o aperfeiçoamento do Instituto.

As atribuições do Conselho Fiscal, órgão de fiscalização do IPE Prev, previstas no artigo18, incisos de I a VI, da Lei Complementar nº 15.143 de 5 de abril de 2018, são:

I - analisar as demonstrações financeiras e demais documentos contábeis da Entidade, emitindo parecer e encaminhando-os ao Conselho de Administração;

II - opinar sobre assuntos de natureza econômico-financeira, contábil e atuarial que lhes sejam submetidos pelo Conselho de Administração ou pela Diretoria Executiva;

III - atuar como Conselho Fiscal dos Fundos previstos nas Leis Complementares n.º s 13.757/11 e 13.758/11, – FUNDOPREV/MILITAR e FUNDOPREV, respectivamente –, bem como de outros fundos previdenciários que venham a ser ;

IV - comunicar ao Conselho de Administração os fatos relevantes e as discordâncias que apurar no exercício de suas atribuições, sugerindo medidas saneadoras;

V - acompanhar o cumprimento do plano de custeio, em relação ao repasse das contribuições e aportes previstos; e

VI - aprovar o Relatório de Governança Corporativa.

Participaram do evento os atuais conselheiros, servidores públicos e autoridades vinculadas aos órgãos de indicação dos empossados.

NOMINATA DOS CONSELHEIROS

Titular: Rodrigo de Castro Silveira – Presidente

Recondução: 18/05/2023

Membro desde 03/09/2019

*Representantes dos Indicados pelos segurados (ativos) do Regime Próprio de Previdência Social do Estado.

Titular: José Carlos Felippin

Recondução: 18/05/2023

Membro desde 03/09/2019

Suplente: Aguinaldo de Sotto-Maior Prates

*Representantes dos Indicados pelos segurados (inativos) do Regime Próprio de Previdência Social do Estado.

Titular: Sandro Loureiro Marones

Membro desde 18/05/2023

*Representante do Ministério Público do Estado.

Suplente: Carla Pantaleão de Freitas

Membro desde 18/05/2023

*Representante do Tribunal de Contas do Estado.

Titular: Tiago Diogo da Silva

Membro desde 18/05/2023

*Representante do Poder Judiciário.

Suplente: Juliana Debaquer

Membro desde 18/05/2023

*Representante do Poder Executivo do Estado.