Novo modelo de remuneração aos prestadores segue na pauta do Grupo Paritário
Publicação:

Os membros do Grupo Paritário estiveram reunidos na Diretoria de Saúde do IPE nesta quinta-feira (15) para dar continuidade sobre os estudos para o novo modelo de remuneração e as diárias compactas.
O diretor executivo da Fehosul, Flávio Borges, mencionou que o grupo de trabalho que está estudando o modelo de diárias compactas, formado pelas equipes técnicas do Fehosul e da Federação das Santas Casas, precisa de mais tempo para aperfeiçoar e agrupar os dados, considerando também a necessidade de debater os parâmetros com a equipe técnica do IPE. “O melhor passo que podemos dar, é em direção à diária compacta, e nós queremos construir um trabalho conjunto com o IPE”, destacou Borges.
Para o diretor de Saúde do Instituto, Alexandre Escobar, o estudo é visto positivamente, “um esboço vindo das entidades hospitalares é bem recebido, pois considera a complexidade do assunto, não percebendo apenas os números. O estudo poderá apontar que alguns prestadores apresentam graus diferentes de eficiência, contudo, todos terão que se adequar para que o sistema possa se manter saudável”, declarou Escobar ao salientar que um novo modelo de remuneração é complexo, porém necessário.
O gestor da área da saúde enfatizou ainda que a pergunta que se busca responder é: qual é o valor do custo justo da diária? Para uma construção consistente e coerente, o diretor sugeriu uma reunião em janeiro de 2017, para que os membros do grupo de trabalho em conjunto observem os dados no sistema, para produzir uma base comum para o estudo.
A análise dos valores por categorias hospitalares e classes de internação foi apresentada pelo assessor da Diretoria de Saúde, Paulo Gnoatto, que também apresentou médias de todas as CIDs da saúde mental, e valores componentes da conta.
O grupo técnico se reunirá no próximo dia 21, para dar segmento às análises, e o Grupo Paritário fará reunião no dia 5 de janeiro de 2017.
Participaram também da reunião, o diretor financeiro da Federação das Santas Casas, Ricardo Englert; o diretor executivo da Fehosul, Flávio Borges; o assessor da da diretoria da Fehosul, Alcides Pozzobon; o administrador da Federação das Santas Casas, Cassiano Macedo; a representante do Hospital Divina Providência, Marizane da Silva; representando o hospital São Lucas da PUCRS, a coordenadora Cristiane Manfron e o administrador financeiro, Tiago dos Santos; a representante do Hospital Dom João Becker, Maria Morais, e a representante do Hospital Ernesto Dornelles, Maria Cristina Brasil.
Shana Nazário
Assessoria de Comunicação