IPE Prev define Políticas de Alçadas
Publicação:

A Política de Limites de Alçadas do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPE Prev, tem como objetivo estabelecer e delimitar responsabilidades, além de fixar limites para as aprovações relacionadas às tomadas de decisões que envolvam custos orçamentários e financeiros, de investimentos ou de desinvestimentos, compreendendo ou não outras organizações e o Instituto.
A Política é um instrumento de gestão que traz consigo definições claras de limites de governança no que tange atos administrativos para tomadas de decisões, envolvendo a gestão de recursos financeiros e definindo as regras gerais da administração, bem como descentralizando atos relevantes para um caráter colegiado.
Por exemplo, os atos relativos de investimentos e desinvestimentos devem obrigatoriamente a partir de agora possuir assinatura de, no mínimo, dois responsáveis a depender do percentual do Patrimônio Líquido de cada movimentação.
Esse instrumento se soma ao movimento de reestruturação do Órgão, abarcando orientações de gestão e governança, tanto do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - Pró-Gestão RPPS quanto de boas práticas do mercado corporativo.
Os Limites de Alçadas foram definidos, até o momento, nos seguintes temas: Movimentações de Investimentos e Desinvestimentos e Atividades de Investimentos.
Os temas da Alçada, assim como os respectivos departamentos responsáveis, podem ser consultados clicando aqui.
Acesse aqui a resolução completa.
Ascom - IPE Prev