Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

IPE completa 81 anos e volta a ter atendimento no Tudo Fácil

Publicação:

20120808150941ipe-080812-tudo-facil-029.jpg
IPE no Tudo Fácil - Foto: Humberto Alencastro

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) completou 81 anos de existência no dia 8 de agosto de 2012 e a data ficou marcada pelo retorno do atendimento ao usuário na agência central do TudoFácil na capital (Borges de Medeiros, 521). A medida visa qualificar o atendimento aos usuários do IPE e disponibilizar espaço com acessibilidade total às pessoas com deficiência.

O espaço destinado ao IPE foi inaugurado com as presenças do presidente do IPE, Valter Morigi, do secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), João Motta, do secretário em exercício da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) Leonardo Kauer, e da presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs (Faders), Marli Conzatti, entre outras autoridades.

O presidente do IPE destacou a data de aniversário do Instituto e o resgate da excelência no atendimento representado pela medida. “Hoje o IPE completa 81 anos e esta demanda de voltar ao Tudo Fácil vem diretamente do usuário. Consideramos uma vitória de todos os que reconhecem a importância do IPE. Lá em 2008, no último mês que teve atendimento aqui neste espaço tivemos 5.750 atendimentos. Isto prova a necessidade de facilitarmos cada vez mais o acesso do usuário aos serviços do Instituto. Parabéns a todos os envolvidos”.

De acordo com o secretário João Motta também lembrou a importância do retorno do atendimento ao Tudo Fácil. "Nas manifestações dos usuários em formulários de pesquisa disponíveis no Tudo Fácil os serviços do IPE são sempre solicitados como uma das principais necessidades. O retorno do IPE a este espaço faz parte do nosso empenho de investir para qualificar cada vez mais o Tudo Fácil", disse Motta.

O secretário em exercício da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) Leonardo Kauer reforçou a importância do IPE e o empenho do governo estadual de mantê-lo público e cada vez mais forte. “Com esta ação o IPE mostra que não quer comemorar apenas este aniversário, mas muitos outros. A presença do IPE no Tudo Fácil é sim um símbolo de reconstrução”, enfatizou.

Com relação à acessibilidade plena promovida pelo retorno do atendimento na agência central do Tudo Fácil, a presidente da Faders, Marli Conzatti lembrou que isto favorece não só as pessoas portadoras de alguma deficiência mas também as pessoas idosas. “O RS tem hoje cerca de 2 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e destas, 300 mil estão em Porto Alegre. Preocupar-se com elas e também com os idosos, muitos deles usuários do IPE é preocupar-se com o social. Parabéns ao IPE e a todos os envolvidos”, comemorou Marli Conzatti.

Entre as principais demandas de atendimento estão: a renovação de carteira, concessão, renovação e restabelecimento de pensões, autorização de procedimentos médicos de consultório, encaminhamento de reembolso, segunda via de contracheque para pensionistas, adesão ao PAC/Pames e inclusão de dependentes e segunda via de documentos para optantes. Apenas os serviços de perícia médica continuarão sendo feitos exclusivamente no edifício-sede do Instituto (Borges de Medeiros, 1945).

O espaço IPE no Tudo Fácil conta com cinco guichês de atendimento, sendo um deles preferencial para idosos e gestantes. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.


Luciana Fagundes

Comunicação Social IPE

IPE Prev