Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

IPE apresenta ao Banco Mundial propostas de qualificação na área da saúde e previdência

Publicação:

20161206165723ipe-061216-bird-069.jpg
Reunião IPE, Procergs, Seplan e Banco Mundial. - Foto: Humberto Alencastro

A Diretoria Executiva do Instituto de Previdência do Estado – Ipergs, recebeu na manhã desta terça-feira (6), representantes do Banco Mundial - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), da Secretaria Estadual de Planejamento e da Procergs, para apresentação dos resultados do projeto em parceria com o BIRD sobre a Qualificação da Gestão Previdenciária do RPPS/RS.

O coordenador da Assessoria de Gestão e Planejamento do Ipergs, Luiz Antônio Henriques da Silva, apresentou os cinco produtos que estão sendo desenvolvidos dentro do projeto do IPE com o BIRD: Manualização de Processos Internos e a Criação da Escola de Gestão, já finalizados; Gerenciamento Eletrônico de Dados (GED) e o Cadastramento Biométrico de Pensionistas, em andamento e as Soluções de Webmedia para atendimento externo, em revisão.

Na oportunidade, foram realizadas duas propostas ao BIRD, que tratam da implantação e customização de software de gestão previdenciária, com o objetivo de integrar os Sistemas Corporativos do Estado, RHE, RHI, SBI, IPA, DW CUBO com os sistemas da Secretaria da Previdência Social e com sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social. A medida irá melhorar a gestão da Previdência do Estado do RS, possibilitando a realização de projeções previdenciárias de forma mais consistente e melhoria do controle da compensação previdenciária. E também o Plano de Implementação do Processo Integrado de Perícia Médico-Previdenciária, com o objetivo de criar um processo informatizado de perícia previdenciária do Estado, cuja responsabilidade é do Ipergs.

As duas áreas de atuação do Instituto - saúde e previdência - estão intrinsecamente relacionadas, principalmente em razão da veemente repercussão dos efeitos que a saúde do servidor acarreta no âmbito previdenciário, além dos seus impactos financeiros e na própria prestação dos serviços públicos. Por essa razão, os dois produtos possibilitarão ao Ipergs atuar de forma mais eficiente em seus dois principais eixos de gestão, promovendo mudanças estruturantes de ampla abrangência.

O presidente do Ipergs, José Parode, salientou que o atual momento é de integração e compartilhamento. E que as propostas qualificam o recurso público e trazem equilíbrio fiscal, melhorando a concessão de benefícios previdenciários e de assistência à saúde.

Para o gerente de projeto do Banco Mundial, Cristian Quijada Torres, esta é uma boa oportunidade para a proposição de novas iniciativas e que o Banco irá indicar um especialista para avaliar as propostas. Quijada ainda salientou que os resultados apresentados pelo Instituto já demonstram que é possível implementar outros projetos.   

Participaram da reunião, a Diretoria Executiva do Ipergs, representada pelo presidente da autarquia, José Parode, o diretor Administrativo-Financeiro, Nilton Donato, o diretor de Previdência, Ari Lovera, o diretor de Saúde, Alexandre Escobar, o assessor da Diretoria de Saúde, Paulo Ricardo Gnoatto, a analista em Previdência e Saúde, Mônica de Matos Alves e o assessor de Tecnologia da Informação, Vianei Kayser, a vice-presidente da PROCERGS, Débora Pilla Villela, o coordenador de Operações em Economia, Governança e Desenvolvimento/BIRD, Roland Clarke, o gerente de Projeto do Banco Mundial, Cristian Quijada Torres, a diretora do Departamento de Captação de Recursos da SEPLAN, Margareth Vasata, e a analista de planejamento, Cristine Maciel.

 

Shana Nazário

Assessoria de Comunicação

IPE Prev