IPE Prev certificado no Programa Pró-Gestão/RPPS
Certificação atesta a maturidade das práticas de gestão e transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Publicação:

Aconteceu, sexta-feira, 10 de dezembro, no Palácio Piratini, a solenidade de assinatura do termo de concessão da certificação Institucional do IPE Prev no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão/RPPS), que atesta as boas práticas da Autarquia na gestão previdenciária.
O evento contou com a participação do Senhor Governador do Estado, Eduardo Leite, do Secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, do Diretor-Presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, e do auditor da ICQ Brasil, entidade certificadora credenciada junto ao Ministério do Trabalho e Previdência – Secretaria da Previdência (SPREV), Uirã Alcides Gomes da Rosa, além de autoridades e servidores do Estado.
O Pró-Gestão/RPPS foi instituído pelo Governo Federal, tendo como objetivo a qualificação da gestão dos regimes próprios de previdência, proporcionando maior controle dos ativos e passivos, além de mais efetividade e transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Abrindo a solenidade, de forma virtual, o governador Eduardo Leite saudou a todos, afirmando que “a certificação dá conta da qualidade dos nossos técnicos e servidores, garantindo o compromisso do correto manejo dos recursos que envolvem a previdência”.

O presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, em seguida, lembrou os 90 anos do Instituto, o mais antigo do Brasil, e realizou uma apresentação sobre a participação da Autarquia no Pró-Gestão. Salientou a modernização administrativa e operacional e projetou os desafios para o próximo ano: concurso público; renovação de pensão por reconhecimento facial; modernização da gestão e das instalações do Edifício-sede.
O auditor da ICQ Brasil, Uirã Alcides Gomes da Rosa, explicou o trabalho realizado pela auditoria e como funcionam as etapas de certificação. No caso do IPE Prev, foram realizadas 24 ações práticas de gestão, com avaliações documentais e presenciais. Além disso, verificados 44 requisitos de maturidade, estando 96% deles dentro dos padrões adequados. O mínimo exigido para a certificação nível I, alcançada pelo IPE Prev, é de 70%.
O Secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, abordou as reformas, as contas equilibradas, os pagamentos em dia e a credibilidade do governo, sublinhando a importância do IPE Prev para a sociedade. Falou do significado da certificação em uma matéria tão sensível como a previdenciária, destacando a capacidade, o espírito público e a qualidade técnica da gestão do IPE Prev.

Na solenidade também estiveram presentes, pelo IPE Prev, os Presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, André Fernando Janson Carvalho Leite e Rodrigo de Castro Silveira, respectivamente, a Diretora de Benefícios, Rúbia Cristina Serrano, o Diretor de Administração e Finanças, José Carlos Ferreira Magalhães, o Diretor de Investimentos, Gustavo Magalhães Roriz, a Chefe de Gabinete, Martha Bins Voigt, além da Coordenadora Setorial da PGE-RS, Ana Tópor Beck, a Coordenadora da Procuradoria Previdenciária - PPREV, Claudia Ruzicki Kremer, o Diretor Administrativo-Financeiro do IPE Saúde, Vladimir Dal Ben da Rocha, e o Conselheiro do RS-Prev, Tiago Rodrigo dos Santos.
Ascom IPE Prev