Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Grupo Paritário apoia o credenciamento médico como pessoa jurídica

Publicação:

20160627100340ipe-020616-grupo-paritario-010.jpg
Ipergs - Foto: Humberto Alencastro

A proposta para melhoria de remuneração das consultas médicas, através do credenciamento do profissional como pessoa jurídica, teve parecer favorável das entidades médicas e hospitalares que compõem o Grupo Paritário do Ipergs na tarde da quinta-feira (2), durante reunião periódica do grupo.

Com a nova alternativa de credenciamento, o médico pode optar por se credenciar como pessoa jurídica, tendo uma diferença de 44,7% a mais no valor atual da consulta, que passará a ser R$ 68,00 (sessenta e oito reais). A modalidade de credenciamento é facultativa e o profissional que hoje já é credenciado como pessoa física também poderá migrar para o novo modelo.

Este valor é o equivalente ao que o IPE repassa ao INSS. Em 2015 foram mais de R$ 43,9 milhões destinados ao INSS. Com esta nova opção, serão evitamos os custos do sistema com INSS pago pelo honorário médico como Pessoa Física.

Atualmente há 7.286 médicos credenciados para atendimento de 1.026.000 beneficiários no Estado.

Agendamento de consultas no site

O diretor de Saúde do Instituto, Alexandre Escobar, anunciou na reunião uma atualização no sistema para agendamento das consultas realizadas nos hospitais que mantém convênio global. Isso significa que médicos vinculados a um prestador do IPE que tenha o convênio global, sem ser credenciado, poderá constar no site, apto para atendimentos. A consulta poderá ser agendada direto no site do IPE quando o segurado fizer a pesquisa no Guia Médico Hospitalar, podendo escolher os profissionais que estiverem na lista. O sistema está pronto para funcionar e já conta com dois hospitais do interior interessados em utilizar a ferramenta.  

Entre as novidades que priorizam o bom relacionamento da autarquia com as entidades médicas e hospitalares, comemora-se também um ano da atualização da Tabela de Honorários Profissionais (THP), baseada na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) 2014, a codificação mais recente em nível nacional. A adoção da tabela teve como motivo atender as reivindicações das entidades médicas e os prestadores, por já ser praticada no mercado de saúde e a sua padronização facilitar os processos.  

IPE Prev