Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 31 de maio

Publicação:

-
-

Foi publicada no Diário Oficial do Estado – DOE-e desta quarta-feira, 30 de março de 2021, a Instrução Normativa IPE Prev nº 03/2022, que prorroga, até o dia 31 de maio de 2022, a dispensa da realização do recadastramento anual/prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos, vinculados ao RPPS/RS.

Desta forma, sem prejuízo do recebimento de seus benefícios, os inativos e pensionistas aniversariantes de abril e maio não precisam realizar a prova de vida em 2022.

 

Prova de vida por reconhecimento facial – EM FASE DE TESTES

Desde janeiro de 2022, o Governo do Estado disponibilizou, em fase de testes exclusivamente para pensionistas, o serviço da prova de vida por reconhecimento facial pelo App Servidor RS. A nova ferramenta proporciona que o pensionista possa realizar sua prova de vida pelo celular, sem necessidade de deslocamento ou envio de documentos, modernizando e agilizando o recadastramento anual.

Os pensionistas que estiverem em seu período de recadastramento (atualmente os aniversariantes de março e abril), podem acessar o APP Servidor RS e realizar sua prova de vida, para já se familiarizarem com a nova tecnologia. A prova de vida concluída pelo App será válida, mas caso o pensionista não consiga concluir o recadastramento, sua situação continuará regular, não tendo seu pagamento suspenso. Clique aqui e acesse as orientações detalhadas para realizar o teste.

A expectativa é de que os testes sejam ampliados aos inativos em breve e que a partir de 1º de junho esteja disponível a prova de vida por reconhecimento facial para todos os inativos e pensionistas.

IPE Prev