Nova funcionalidade do APP Servidor RS oferece opção para realizar prova de vida para pensionistas
Publicação:
Segue suspensa, sem prejuízo aos benefícios, a prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos do Estado, até 31 de março deste ano. Os inativos e pensionistas aniversariantes em janeiro, fevereiro e março de 2022 terão renovação automática.
Mas a partir desta quarta-feira, 05, os pensionistas poderão acessar uma nova tecnologia, disponível no APP Servidor RS, para evitar a necessidade de prova de vida presencial no futuro.
Essa nova ferramenta vem sendo desenvolvida pela Procergs, IPE Prev, Secretaria da Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão e permite a realização de prova de vida por meio de reconhecimento facial, disponível no Aplicativo, ainda em fase de testes.
Os pensionistas que aniversariam em janeiro já podem testar, de modo opcional, essa nova modalidade no App, mas se não desejarem experimentar essa alternativa, seguirão com sua situação regular, não tendo seu pagamento suspenso.
Quem pode fazer reconhecimento por biometria facial:
Para fazer a prova de vida por reconhecimento de biometria facial, é preciso ser pensionista do IPE Prev e baixar o APP Servidor RS.
Um pré-requisito para o pensionista do IPE Prev estar apto a realizar o recadastramento pelo APP Servidor RS é que seu benefício esteja ativo. A prova de vida está liberada para todos os graus de dependência, exceto para pensionista estudante e pensionista filho menor (e equiparados). Também é preciso ter carteira de identidade emitida a partir de 2006 ou ter carteira de motorista atualizada, ambos documentos emitidos no Estado RS.
Como usar o APP Servidor RS:
- Baixar/acessar o APP Servidor RS
- Realizar login pelo Gov.BR
- Concordar com o termo de uso
- Atualizar os dados de contato
- Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
- Realizar a validação facial
- Conferir o comprovante do recadastramento
Para conferir todas as orientações sobre o recadastramento de pensionista por reconhecimento facial pelo APP Servidor RS, clique aqui.
Texto: Ascom Sefaz
Edição: IPE Prev