Atendimento IPE Prev durante pandemia do Covid-19
Publicação:
Confira a seguir as principais informações sobre o atendimento e serviços do IPE Prev durante a pandemia do Coronavírus.
=> Assuntos ligados ao plano de saúde devem ser tratados diretamente com o IPE Saúde. Verifique neste link como ser atendido nestes casos.
SERVIÇOS E INFORMAÇÕES
ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO
=> Serviço Digital:
FOLHA DE PAGAMENTO
- Alteração de dados bancários de pensionista
- Solicitação de reprogramação de valores da pensão por morte
- Solicitação de revisão de valores de pensão por morte
- Solicitação de desistência de cota pensão
- Solicitação de reversão de cota pensão
- Solicitação de RAPI 105
=> Serviços Digitais:
RECADASTRAMENTO ANUAL DE PENSIONISTA (prova de vida)
- ATENÇÃO:
- A prova de vida segue suspensa até 31/05/2022, conforme a Instrução Normativa IPE Prev nº 03/2022.
- NOVIDADE: em fase de testes, os pensionistas aniversariantes de abril, maio e junho tem a oportunidade de realizar a prova de vida por meio do reconhecimento facial pelo APP Servidor RS. Importante: a prova de vida por reconhecimento facial no período de janeiro a maio/2022 será opcional, e o pensionista que não a realizar seguirá com sua situação regular, não tendo seu pagamento suspenso. Clique aqui e confira como realizar a prova de vida pelo aplicativo.
RENOVAÇÃO DE PENSIONISTA ESTUDANTE
- Solicitação de renovação do 1º semestre 2022 para pensionista estudante
Prazo encerrado em 04/05/2022.
Os pensionistas que não enviaram a solicitação no prazo estabelecido terão o benefício suspenso na folha de pagamento de maio/2022 e devem aguardar orientações de como realizar a regularização do benefício após a suspensão.
RESTABELECIMENTO DE PENSÃO POR MORTE
ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE
Clique no serviço desejado e confira as orientações:
- Solicitação de concessão de pensão de morte - óbitos até 05/04/2018
- Solicitação de concessão de pensão de morte - óbitos a partir de 06/04/2018
PRORROGAÇÃO AUTOMÁTICA DO IPE SAÚDE PARA REQUERENTES DE PENSÃO
Conforme art. 2º da Instrução Normativa nº 04/2020, está automaticamente prorrogada a utilização do plano de assistência à saúde (IPE Saúde) aos requerentes do benefício pensão por morte cujo processo esteja em análise.
- ATENÇÃO: Não há necessidade de comparecimento ao IPE Prev, envio ou entrega de documentação ou realização de contato por e-mail ou telefone para solicitar a prorrogação.
ACOMPANHAMENTO DE PROCESSO DE APOSENTADORIA
- Por e-mail: atendimento-aposentadoria@ipe.rs.gov.br
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDOR LICENCIADO
- Comunicado de afastamento de servidor licenciado
- Comunicado de renovação de afastamento de servidor licenciado
- Comunicado de retorno de servidor licenciado ao exercício funcional
- Comunicado de pagamento em duplicidade de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Solicitação de parcelamento de contribuição previdenciária em atraso de servidor licenciado
- Solicitação de declaração de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Solicitações em geral do servidor licenciado
- Consulta ao boleto de contribuição previdenciária de servidor licenciado
- Consulta ao comprovante de contribuição previdenciária para imposto de renda de servidor licenciado
- Atualização de dados cadastrais de servidor licenciado
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA PARA SERVIDOR CEDIDO OU EM MANDATO ELETIVO
- Comunicado de afastamento de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Comunicado de renovação de afastamento de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Comunicado de retorno de servidor cedido ou mandato eletivo ao exercício funcional
- Comunicado de pagamento em duplicidade de contribuição previdenciária de servidor cedido ou em mandato eletivo
- Solicitação de declaração de contribuição previdenciária de servidor cedido ou em mandato eletivo
=> Serviços digitais:
CERTIDÕES
=> Serviço Digital:
PROCESSO ADMINISTRATIVO
-
=> Serviços Digitais:
PECÚLIO
- Solicitação de resgate do pecúlio
- Solicitação de alteração de beneficiário de pecúlio
- Solicitação de cancelamento de pecúlio
=> Serviços Digitais:
CARTEIRA HABITACIONAL
CONCESSÃO REMUNERADA
=> Serviço Digital:
RPVs / PRECATÓRIOS
=> Serviço Digital:
COBRANÇA
- Por e-mail: receitaprev@ipe.rs.gov.br
CARTA FIANÇA ALUGUEL
- Por e-mail: fianca@ipe.rs.gov.br
PROTOCOLO JURÍDICO
OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO
ATENDIMENTO DIGITAL:
- Para esclarecimento de dúvidas sobre os serviços do IPE Prev, clique aqui e acesse o formulário. Certifique-se, primeiramente, de que sua dúvida não esteja contemplada nos links acima.
ATENDIMENTO TELEFÔNICO: (51) 3210-5900