Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Tesouro demonstra funcionamento do SimprevRS 2.0, para simular opções de aposentadoria

Publicação:

simpev
-

O Tesouro do Estado realizou uma live de apresentação do SimprevRS 2.0, ferramenta destinada a simulação de cenários de previdência, em especial para auxiliar o servidor na decisão quanto à migração ao Regime de Previdência Complementar (RPC). O encontro virtual, na sexta-feira (9/10), foi no canal do governo do Estado no Youtube.

Coordenadora do projeto do Simprev 2.0, Silvia Motta mostrou como funciona o sistema, explicando os resultados apontados a partir da simulação de um perfil de servidor fictício. “A ferramenta apresenta um comparativo detalhado entre a situação atual do servidor e a simulada, de acordo com as informações por ele preenchidas, totalizando mais de 30 cenários distintos. Além das opções por ele escolhidas no questionário inicial, o SimprevRS 2.0 exibe resultados considerando a variação da rentabilidade futura e os modelos de tributação.” esclareceu.

O simulador SimprevRS foi remodelado e chegou à versão 2.0 atual a partir da recente reforma da previdência, iniciada no final do ano passado. Com o advento da LC nº 15.511/20, que instituiu o Benefício Especial, houve a respectiva inclusão desse instituto. Se optar pelo Regime da Previdência Complementar, o servidor terá uma compensação referente ao tempo de serviço público em que esteve vinculado a outra regra previdenciária, contribuindo sobre base superior ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), hoje em R$ 6.101,06.

Subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene salientou que a migração para o novo regime permite ganhos imediatos, já que há redução da contribuição previdenciária. Com efeito, também se ganha em maior liberdade para administrar seus próprios recursos. “No entanto, essa é uma decisão pessoal e que precisa ser analisada com calma pelo servidor. A ferramenta permite exatamente essa possibilidade de simular diferentes cenários para facilitar a escolha”, explicou.

A migração está disponível para servidores ativos civis, é irrevogável e deve ser solicitada ao RH do órgão ao qual está vinculado até agosto de 2023. O simulador SimprevRS 2.0 está disponível no site www.simprev.rs.gov.br.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

IPE Prev