Renovação de pensão automática no período da pandemia

Publicação:

Como medida preventiva para redução da propagação do coronavírus, o IPE Prev permanece com os atendimentos presenciais suspensos, na capital e unidades do interior.

Para garantir aos beneficiários o direito a acesso ao serviço com segurança e facilidade, as renovação estão sendo realizadas de forma automática, sem necessidade de comparecimento no IPE Prev. Confira como os serviços de renovações estão sendo realizados:

O IPE Prev comunica que as renovações anuais dos pensionistas (realizadas no mês de aniversário) estão sendo realizadas AUTOMATICAMENTE pelo sistema, sem necessidade de comparecimento às unidades do IPE Prev, que estão com atendimento suspenso.

Conforme Instrução Normativa nº 05/2021, de 24 de maio de 2021, os pensionistas vinculados ao Estado e ao Instituto de Previdência do Estado - IPE-PREV ficam dispensados, até 31 de dezembro de 2021, da realização de prova de vida.

=> ATENÇÃO: Não é necessário realizar contato com o IPE Prev por telefone ou por e-mail para confirmar a renovação automática. Também não há necessidade de envio ou entrega de documentação neste momento.
Confira a tabela a seguir para verificar as datas em que as renovações foram realizadas conforme o mês de aniversário:

MÊS DE ANIVERSÁRIO DATA DA RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA
Janeiro 04 de Janeiro
Fevereiro 23 de Fevereiro
Março 12 de Março
Abril 1º de Abril
Maio  03 de Maio
Junho 1º de Junho
Próximos meses Aguardar novas instruções pelo site.

Os pensionistas já habilitados no grau "filho(a) solteiro(a) estudante" estão com o benefício renovado AUTOMATICAMENTE para o primeiro semestre de 2021, com vigência até 31/08/2021, tendo que obrigatoriamente comprovar as condições que os habilitam ao benefício de pensão por morte, até 30/06/2021 (prazo prorrogado pela IN 06/2021).

Clique aqui e confira os documentos necessários para a comprovação.

ATENÇÃO:

- A renovação automática do benefício dos pensionistas estudantes já habilitados se dará em caráter temporário, até que seja concluída a análise da documentação exigida para a renovação.

- Os pensionistas que completarão 24 anos durante o primeiro semestre tiveram o benefício renovado até a data de seu aniversário, ou seja, até a data limite para recebimento do benefício.

- Os pensionistas que estiveram e/ou estão habilitados nos graus “filho(a) estudante”, “enteado(a) solteiro(a) estudante”, “menor sob guarda solteiro(a) estudante” ou “tutelado(a) solteiro(a) estudante”, cuja renovação do primeiro semestre de 2020 e/ou do segundo semestre de 2020 deu-se de forma automática, terão que comprovar o efetivo aproveitamento do curso, impreterivelmente, até o dia 30/06/2021.

- Os pensionistas que não estiverem estudando neste semestre ou tiverem concluído o curso, deverão obrigatoriamente informar tal condição ao IPE Prev, encaminhando a desistência de cota pensão para o e-mail atendimento-estudante@ipe.rs.gov.br, informando o motivo da desistência, nome completo, matrícula IPE, CPF e anexando um documento de identidade digitalizado.

Confira a tabela a seguir para verificar as datas em que as renovações foram realizadas conforme o semestre:

Renovação Automática

Acesse a Instrução Normativa nº 04, de 30 de março de 2021, que dispõe sobre a renovação do benefício dos pensionistas já habilitados no grau filho (a) solteiro (a) estudante.

Conforme disposto na Instrução Normativa nº 05/2021, de 24 de maio de 2021, os pensionistas habilitados no grau “filho(a) com invalidez”, sendo a invalidez considerada temporária, cuja data limite para nova perícia expire em 31/05/2021, terão o prazo para a reavaliação pericial prorrogado até 30/06/2021.

Clique aqui e confira todas as informações atualizadas sobre o atendimento do IPE Prev durante a pandemia.

IPE Prev