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IPE Prev constitui Comissão Permanente para o controle das receitas previdenciárias

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A Comissão deverá acompanhar a implantação dos fluxos de trabalho
A Comissão deverá acompanhar a implantação dos fluxos de trabalho - Foto: Divulgação - IPE PPrev

O presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev), José Guilherme Kliemann, através da Portaria nº 47, de 6 de julho de 2020, publicada nesta terça-feira (07/07), no Diário Oficial do Estado (DOE), constituiu Comissão Permanente (CP) com a finalidade de controlar as receitas previdenciárias da Autarquia.

A Comissão Permanente terá como atribuições validar os valores de ingresso mensal da receita do IPE Prev e a respectiva contabilização e registro; verificar o encaminhamento dos valores não recebidos, para cobrança; e validar procedimentos e criar ferramentas para a atualização monetária e cobrança de juros, nos termos da lei, dos valores devidos ao Instituto. 

Além das prerrogativas referidas no parágrafo anterior, a CP deverá acompanhar a implantação dos fluxos de trabalho, propondo ajustes quando entender necessários.

A CP, coordenada pela analista de sistemas e coordenadora do Serviço de Suporte de Informática, Carmen Lúcia Schirmer Saldanha, é composta pelos servidores Nadja Gonçalves da Silva Rosin; Kiyoshi Tamura; Bernardo Maurício Hailliot Flores; Salete Mengue Dimer; Patrícia Dalla Porta Christiano; Thiago Forell Mobus; e Max Gian Martins dos Santos. Também integra a Comissão, na condição de convidado, o auditor da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado-CAGE, Guilherme Speroni Lentz.

No prazo de 60 dias, a CP deverá elaborar um relatório propondo: a definição das receitas previdenciárias do Instituto; os relatórios necessários à verificação das receitas (RHE, FPE, etc.); acessos aos relatórios dos Poderes e órgãos com autonomia; o mapeamento dos atuais procedimentos de registro e incorporação de receitas previdenciárias; a verificação do registro dos dados levantados nos relatórios extraídos do sistema RHE em comparação com os Sistemas CDI e FPE; a estruturação de relatórios específicos para as receitas previdenciárias no sistema QlikSense; a validação de dados RHE e FPE disponibilizados no Sistema QlikSense; as alterações nas normas relativas às receitas; as integrações entre os Sistemas RHE, CDI e FPE; a validação de lançamentos contábeis de registro da receita; a validação os registros realizados no Sistema CDI; o fluxo de controle das receitas do Instituto; e um modelo de comunicação do IPE Prev com os Poderes e com os órgãos com autonomia, específico para o setor de receitas, englobando eventuais cobranças.

O relatório final da Comissão Permanente deverá ser apresentado à Diretoria Executiva, para aprovação.

Veja a íntegra da Portaria 47/2020

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