Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Fazenda
Início do conteúdo

Governo do RS anuncia plano de reposições de servidores para qualificar a entrega dos serviços públicos

Ao total serão autorizadas 3.429 vagas no serviço público do Estado, destas 72 serão destinadas ao IPE Prev.

Publicação:

-
-

Na tarde desta quinta-feira (14/01), durante uma transmissão ao vivo, o governador Eduardo Leite, junto ao procurador-geral, Eduardo Cunha da Costa e o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, apresentou o planejamento para repor servidores civis relacionados aos serviços essenciais.

Conforme anunciou Leite, serão autorizadas 3.429 vagas no serviço público do Estado e 259 nomeações que irão atuar nas secretarias da Fazenda e Planejamento, Governança e Gestão. Destes, 948 serão destinadas à Secretaria da Saúde, 1.5 mil vagas à Secretaria da Educação, 19 à Procuradoria- Geral do Estado, 16 para a Orquestra Sinfônica, 72 para o Instituto de Previdência do Estado (IPE Prev), 98 para o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do RS (IPE Saúde), 10 para as Centrais de Abastecimento do RS (CEASA) e 676 para Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Já para Analistas de projetos e políticas públicas (carreira transversal) serão disponibilizadas 623 vagas.

As autorizações para novos concursos e reposições imediatas foram realizadas pelo Grupo de Assessoramento Especial (GAE) e a repercussão financeira será diluída por diversos anos.

De acordo com o Executivo, ainda que extremamente relevantes para a administração pública, o total de vagas corresponde a apenas cerca de 1% dos vínculos totais e a 2,5% dos vínculos ativos atuais, "sendo, portanto, um movimento cauteloso considerando a situação das finanças estaduais".

“A finalidade do Estado é prestar serviços para melhorar a vida das pessoas. E o Estado faz muito disso, seja na saúde, na educação, na segurança e outras áreas, através dos servidores públicos. Por isso, vamos fazer novos concursos públicos e nomeações para repor quadros em serviços essenciais ao cidadão e em estruturas de apoio", afirmou Leite.

A medida foi possível por dois fatores determinantes. O primeiro é que os novos servidores irão para o Fundoprev Civil, fundo de capitalização com aposentadorias limitadas ao teto do INSS que, após a reforma, passou a apresentar superávit atuarial conforme aponta os resultados apurados em 2020. O segundo fator é a evolução positiva dos indicadores de despesas de pessoal pela Lei de Responsabilidade Fiscal que, no segundo quadrimestre de 2020, recuou para 44.24% demostrando os esforços do controle de despesas de pessoal.

As vagas direcionadas ao IPE Prev darão sequência aos projetos de reestruturação do Instituto, inclusive a Lei 15.472/2020 e permitirá a substituição de contratos temporários. O último ingresso de servidores no IPE Prev ocorreu em 2017, na época conjuntamente com o IPE Saúde.

Confira as vagas para o concurso público IPE Prev:

  • Analista em previdência – 34
  • Assistente em previdência – 34
  • Perito e auditores médicos – 4

Clique aqui e acesse a apresentação completa do Plano de concursos e nomeações dos servidores civis 2021-2022.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Texto: Ascom-IPE Prev

 

IPE Prev